sexta-feira, 26 de junho de 2009

UM POUCO DA HISTÓRIA



Na antiguidade a dança produziu-se de duas formas : uma sagrada outra hierática, participando das cerimônias religiosas. Diz a Bíblia que a dança era muito usada entre os hebreus. Sabe-se que Davi dançou diante da arca.
Entre os egípcios também a dança esteve em voga. Mas foi entre os gregos que atingiu o seu mais alto esplendor . Fazia parte não somente de todas as cerimônias solenes , religiosas ou civis , mas também de todos os regozijos, de todos os assuntos. Dos gregos a dança passou para os romanos ; contudo , entre estes perdeu-se todo seu encanto e a sua poesia. Com a invasão dos bárbaros a dança desapareceu , só tornando a aparecer na Renascença . Primeiro na Itália e em seguida na França, reencontrou de súbito, sob formas diversas, o esplendor que tantos séculos lhe haviam feito perder.Nos relatos apresentados sobre a evolução histórica da dança, podemos perceber que muita coisa sobre a evolução histórica da dança, podemos perceber que muita coisa foi mudada e que sua origem perdida.
A própria história diz que a dança originou-se no âmbito sagrado e a Bíblia nos confirma isso quando Deus ao criar o homem (Gn 1:27) deu-lhe toda a sabedoria para quando, tomado pelo Espírito Santo, Davi dançou em gratidão a Deus , louvando-O e glorificando-O com danças (II Sm6:14) A dança é uma linguagem universal , através dela é possível contar uma história com inicio, meio e fim, além de vencemos barreiras da língua porque falamos através do corpo que é santuário do Espírito Santo. Não devemos dançar por dançar, mas pensarmos e refletirmos para então nos fazermos entendidos e principalmente fazer entendido o nome de Deus. Arte é vida e está intimamente ligada ao Artista Maior .O mais importante na dança evangélica não é conhecer a sua história, muito menos saber as técnicas ou estudar anos e anos de dança afinco, isso é necessário pelo reconhecimento do público em sermos dançarinos bons; mas, o mais importante é ter uma vida de oração, uma postura de adorador e sempre perguntar Deus o que fazer... isso é o mais importante, uma vez que fomos criados para o seu louvor e chamados por Ele, o criador de toda a arte.
Fonte: MINISTERIO JESUS EM CENA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário